USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA ANALISE GEOMORFOLÓGICA USANDO O MAPA DE LOCALIZAÇÃO DE PONTOS DE MOVIMENTOS DE MASSAS NA GROTA DO SURUCUCU NO MUNICÍPIO DE NITERÓI-RJ.

Autores

Costa, B.L. (UERJ - FFP)

Resumo

O objetivo deste trabalho é localizar na Grota do Surucucu em Niterói (RJ), aplicando procedimentos através de um SIG os pontos de movimento de massa A metodologia usada inclui os pontos com o auxílio de SIGs (Sistemas de Informação Geográfica). A execução das metas propostas neste trabalho contribuirá para a execução de propostas de planejamento urbano/ambiental.

Palavras chaves

Planejamento ambiental; Geoprocessamento; Geomorfologia

Introdução

Atualmente uma das formas de contribuir para a gestão e planejamento é através das ferramentas de Sistema de Informação Geográfica (SIG), atrelada ao Geoprocessamento, que utiliza de técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica e que vem influenciando de maneira crescente as áreas de Cartografia, Análise de Recursos Naturais e Planejamento Urbano e Regional. O objetivo deste trabalho é localizar na Grota do Surucucu em Niterói (RJ), aplicando procedimentos através de um SIG os pontos de movimento de massa com isso fornecendo uma nova forma para tratar os processos que ocorrem no espaço geográfico, estabelecendo uma clara relação interdisciplinar entre Geoprocessamento, Planejamento Urbano e Ambiental. Os Sistemas de Informação Geográfica não se restringem apenas ao armazenamento de dados, tendo evoluído no sentido de permitir ao usuário trabalhar as relações espaciais entre os dados, permitindo a elaboração de cenários, prognósticos e modelos (MOURA, 2005). Movimentos de massa são gerados a partir da desestabilização das encostas, são processos gravitacionais que englobam uma série de fatores condicionantes , entre eles : o regime pluviométrico, a morfologia do relevo e as propriedades dos solos e das rochas (SELBY, 1993), como, por exemplo, as descontinuidades hidráulicas (VIEIRA, 2001) a partir da desestabilização dos terrenos inclinados e encostas. E têm importâncias por ser um agente atuante na evolução das encostas e pelas implicações sócio-econômicas resultantes dos processos de riscos. Atualmente, com o auxílio de dados específicos de caracterização municipal, tais como informações relativas imagens de satélite, fotos aéreas e base de dados geográficos previamente produzidos por empresas especializadas, podem-se identificar praticamente os problemas mais graves que um município apresenta, como falta de infraestrutura básica, crescimento urbano desordenado, zonas de risco para construção de edificações, entre outros.

Material e métodos

A Classificação dos movimentos de massa desse estudo teve como base as os critérios adotados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para este tipo de classificação e são divididos em quatro movimentos principais, sendo as quedas, escorregamentos, corridas, e rastejamentos. e suas respectivas variações. A primeira etapa para a confecção deste trabalho consistiu no levantamento bibliográfico/cartográfico, com busca de informações, junto ao site da NASA, realizando o download da imagem do sensor OLI do Satélite Landsat 8 do dia 25 de janeiro de 2014, aquisição de ortofotos (com resolução de 1m, em projeção UTM e sistema de referência SIRGAS 2000) produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no sentido de digitalizar o Município de Niterói - RJ para usar como fundo no mapa. A segunda etapa foi utilizado um Software de SIG para digitalização dos shapes e organização do mapa digital, usando dados cedidos pela Defesa Civil Municipal de Niterói – RJ, das descrições dos agentes de eventos visualizados em suas vistorias diárias no local escolhido. A terceira etapa foi realizada o desenvolvimento do mapa de localização dos pontos de movimentos de massa para analisarmos onde ocorreram riscos a população local. A última etapa foi a realização da analise espacial da Grota do Surucucu, levando em conta vários fatores que podem causar transtornos urbanos como moradias em área impróprias para se viver, chamadas por “áreas de risco”.

Resultado e discussão

Na localidade de estudo se encontra, no município de Niterói no estado do Rio de Rio de Janeiro, se encontra numa sub-bacia demonstradas no Mapa 1 e no Mapa 2, foram desenvolvidas pesquisas dos pontos de movimentos gravitacionais de massa para se desenvolver os pontos de coletas e a partir de dados históricos coletados no Jornal Fluminense na Biblioteca Nacional e os dados de solicitações da Defesa Civil Municipal de Niterói. Na localidade escolhida a Grota do Surucucu temos 40 movimentos do tipo Escorregamentos, 6 do tipo Queda de Lascas e 2 do tipo Corridas demonstrados espacialmente na (Figura 2). Elaboração de material cartográfico para planejamento municipal viabiliza ao poder público um melhor apoio para desenvolvendo as obras publicas e inclusive a identificação de áreas susceptíveis a eventos de movimentos gravitacionais de massa. O desenvolvimento da análise integrada das unidades geoambientais e antrópicas para a interpretação das atividades cartográficas dos mapas para a elaboração de mapeamento temático. A partir desse resultado produzido serão feitas as análises de localização dos locais onde tem mais incidência de movimentos de mapas.

Mapa de localização da Grota do Surucucu em Niterói - RJ.

Mapa 1 - Mapa de localização da Grota do Surucucu em Niterói - RJ.

Localização dos pontos de Movimento de Massa na Grota do Surucucu.

Mapa 2 - Localização dos pontos de Movimento de Massa na Grota do Surucucu.

Conclusões

O trabalho produziu um mapa sobre o município de Niterói mais precisamente na Grota do Surucucu, mapa inventário de movimentos de massa para compara-los numa análise integrada. Após a elaboração dos mapas, os dados serão correlacionados com uma visualização de locais onde o possível crescimento urbano de Niterói poderá causar problemas urbanos / ambientais. E que alguns dos locais onde ocorrem os Três tipos de movimentos (Corrida, Escorregamento e Queda de Lasca) localizados no Mapa 2 estão em áreas urbanizadas, que podem agravar ainda mais o futuro da população local podendo ocorrer novos movimentos próximos aos que já foram documentados. Para a realização de uma análise integrada devemos compreender que sempre precisamos realizar um estudo cartográfico mais completo, com mapas geológicos, pedológicos, de vegetação e inclusive um mapa de domínio geomorfológico completo.

Agradecimentos

Agradeço ao Coronel Adilson comandante da Defesa Civil de Niterói - RJ, por ceder os dados dos pontos de movimentos de massa.

Referências

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 25 jan. 2014
INPE – Instituto de Pesquisas Espaciais - http://www.dgi.inpe.br/CDSR/ , acesso JUN/2014.
INPE – Instituto de Pesquisas Espaciais - http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/sprweb/springweb.html , acesso MAI/2014
MOURA, A. C. M. Geoprocessamento na gestão e planejamento urbano. 2ª Edição. Belo Horizonte. 2005;
NASA - National Aeronautics and Space Administration - http://earthexplorer.usgs.gov/ , acesso MAI/2014
SELBY, R. C. Hillslope materials & processes. Oxford University Press. New York. 1993. 141p.
VIEIRA, Bianca Carvalho. Caracterização in situ da condutividade hidráulica dos solos e sua influência no condicionamento dos deslizamentos da bacia do rio Papagaio, maciço da Tijuca (RJ). Rio de Janeiro: tese (Mestrado) – UFRJ, 2001. 130p.



APOIO
CAPES UEA UA UFRR GFA UGB