ANÁLISE DA DRENAGEM E DO RELEVO DA BACIA DO RIBEIRÃO SÃO THOMÉ - SERRANIA - MG, BORDA SUL DO RESERVATÓRIO DE FURNAS.

Autores

Nazareth, E.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS-MG) ; Ferreira, M.F.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS-MG)

Resumo

Este estudo tem como propósito a análise da bacia hidrográfica do ribeirão São Thomé, município de Serrania-MG, situada na borda sul do reservatório de Furnas. O estudo contribui para ampliar o conhecimento geomorfológico de uma área pouco estudada, utilizando metodologias da geomorfologia. A bacia estudada apresenta um conjunto de relevos de morros e montanhas, seguidos por morros com encostas suaves e colinas. O estudo revelou a presença de feições geomorfológicas denudativas e deposicionais.

Palavras chaves

GEOMORFOLOGIA; ANOMALIAS; BACIA HIDROGRÁFICA

Introdução

A geomorfologia compreende os estudos voltados para os aspectos morfológicos da topografia, os materiais que as constituem e os processos morfogenéticos, responsáveis pela sua dinâmica, funcionamento e geração de feições esculturais das paisagens topográficas. Assim, o modelado terrestre deve ser compreendido como condicionante para as atividades humanas e organizações espaciais. As feições topográficas e os processos morfogenéticos atuantes em uma determinada área, possuem papel relevante para as categorias de uso do solo, tanto em atividades agrícolas como em atividades urbano-industriais (CHRISTOFOLETTI, 1981). Este trabalho tem como finalidade caracterizar e analisar a rede de drenagem e o relevo da bacia do ribeirão São Tomé, que se localiza no município de Serrania, Estado de Minas Gerais, utilizando metodologias da geomorfologia. A importância desse estudo revela-se pela ausência de trabalhos dessa temática na área, fornecendo levantamentos da rede hidrográfica e de mapas temáticos como, morfológico, de lineamentos da drenagem, dos padrões e anomalias da rede de drenagem, que servirão de base para estudos interdisciplinares. Este estudo justifica-se pela constatação do uso desordenado e pela degradação dos recursos naturais dos territórios da bacia do ribeirão São Thomé, sobretudo, a partir de atividades intensas, vinculadas a exploração do granito, uso indevido de contaminantes pela agricultura, pela presença de feições erosivas nas encostas e pelo assoreamento de pequenos canais de 1ª. e 2ª. ordem. Como consequência, a vazão dos fluxos de água se alteram, além da redução da qualidade das águas.

Material e métodos

O levantamento e a revisão dos materiais bibliográfico e cartográfico foram essenciais para o desenvolvimento e evolução da pesquisa. Os materiais cartográficos utilizados na área de estudo constituem-se de cartas topográficas nas escalas 1:50.000 e 1:250.000. A área estudada situa-se no município de Serrania, sul de Minas Gerais. Segundo a classificação do IBGE (2002) a área do estudo localiza-se no Planalto Centro-Sul Mineiro com alguns intervalos de classes altimétricas onde variam de 500 a 1800m. Inclui-se no Planalto de Varginha constituído de relevos de colinas associados a um conjunto de relevos de morros e montanhas. Apresenta um relevo modelado em rochas cristalinas.Para alcançar os objetivos propostos, o presente estudo se apoia na metodologia delineada por Howard (1967) e Pires Neto(1991). Na compartimentação geomorfológica foi utilizada a metodologia de Pires Neto (1991) que compreende o mapeamento baseado na análise de tipos de relevo (DEMECK, 1967), também denominado complexo de formas de relevo (SPIRIDONOV, 1980) e unidades genéticas do relevo (VERSTAPPEN e VAN ZUIDAN, 1975). Esta unidade taxonômica corresponde a uma associação de formas de relevo, que leva em consideração os sistemas de interflúvios e vales, as condições litoestruturais, os condicionamentos morfoestruturais, os agentes morfogenéticos e a história evolutiva, bem como seus atributos morfométricos e morfográficos.

Resultado e discussão

Resultados preliminares mostram a predominância do padrão subdendrítico em toda bacia, porém, foi possível subdividir em três zonas com padrões de drenagem que se diferenciam pela influência secundária do padrão contorcido e retangular (Figura 1). Na Zona 1, a ocorrência do padrão subdendrítico é dominante, contudo as Zonas 2 e 3 mostram o padrão subdendrítico com influência retangular e contorcido, respectivamente. De maneira geral, o padrão subdendrítico possui um controle estrutural secundário dado por uma adaptação de um padrão dendrítico inicial. As influências retangulares e contorcidas que ocorrem pontualmente nas zonas 2 e 3, mostram forte condicionamento de juntas e falhas em ângulos retos e circulares. O mapa de lineamentos (Figura 2) apresenta trechos da rede de drenagem com lineações de direções NE-SW e NW-SE, demonstrando forte condicionamento das estruturas geológicas regionais, comprovando o condicionamento da drenagem às estruturas. As anomalias presentes na bacia são cotovelos, meandros isolados e comprimidos e áreas de capturas. A análise geomorfológica foi realizada a partir de um mapa morfológico, onde expõe a presença de feições denudativas e deposicionais, com alguns trechos onde as planícies e depósitos coluvionares estão associados. Muitas vezes, estes depósitos estão interdigitados por materiais das planícies. A montante da bacia, ocorrem isoladamente alvéolos que se alargam contendo materiais provenientes das encostas e dos fundos de vale, estes muitas vezes, associam-se a degraus no perfil longitudinal do rio. Ocorrem cristas contínuas e descontínuas, soleiras ao longo dos cursos d’água e do curso principal, meandros abandonados e pequenas planícies isoladas. Nas áreas elevadas da bacia, há um conjunto de morros e montanhas seguidos por morros com encostas suaves e colinas nas áreas mais baixas da bacia. Os principais divisores são as serras da Laranja Azeda, a dos Pinheiros e a dos Alemães, que exibem escarpamentos com declividades acentuadas. As duas primeiras, apresentam direção NE-SW e NW-SE, com faces retilíneas para SE e SW, respectivamente.

Mapa dos Padrões de drenagem

Figura 1: Mapa dos padrões de drenagem da Bacia do Ribeirão São Thomé - Serrania, MG.

Mapa dos Lineamentos e anomalias da drenagem

Figura 2: Mapa dos Lineamentos e anomalias de drenagem da Bacia do Ribeirão São Thomé - Serrania, MG.

Conclusões

O presente trabalho, ainda não concluído, revela que a compartimentação geomorfológica adotada segundo a metodologia de Pires Neto (1991), mostrou-se eficiente. Os grandes traços do relevo mostram o predomínio de morros e montanhas, morros com encostas suaves e morrotes no setor a montante da bacia. Para jusante, predominam colinas com amplitudes baixas e a presença de depósitos coluvionares. De maneira geral, as análises dos padrões de drenagem, lineamentos e anomalias, realizadas na bacia, demonstram forte condicionamento das estruturas na rede de drenagem.

Agradecimentos

Agradeço, primeiramente, a Deus, que me dá energia e benefícios para realizar a pesquisa. Agradeço aos meus pais, por não medir esforços e proporcionar o possível e o impossível para eu estar aqui e agradecer imensamente a minha orientadora professora Marta que me fez apaixonar pela Geomorfologia e me ajuda constantemente com a pesquisa, dando toda a atenção e carinho. Meu muito obrigada.

Referências

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia fluvial. São Paulo, Ed. Edgard Blücher Ltda., 1981. 313p.
FERREIRA, M.F.M. Análise Geomorfológica e Morfotectônica do Alto Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação IGCE, Unesp – Campus Rio Claro, Tese de Doutorado. 287p., 2001.
HOWARD, A. D. Drainage analysis in geologic interpretation: a summertion. Bull. of. Amer. Assoc. of. Petr. Geol., v51 , p. 2246-2259, 1967.
IBGE. Atlas Geográfico escolar/IBGE – Rio de Janeiro: IBGE, 2002.
PIRES NETO, A. G. As abordagens sintético-histórica e analítico-dinâmica: uma proposição metodológica para a geomorfologia. Tese de Doutoramento, Departamento de Geografia-USP, 302p. 1991.
SOARES, P. C. e FIORI, A. P. Lógica e sistemática na análise e interpretação de fotografias aéreas em geologia. Not. Geomorfológica, 16 (32):71-104, 1976.
SPIRIDONOV, A. I. Princípios de la metodologia de las investigaciones de campo y el mapeo geomorfologico. Havana, Univ. de Havana, 657p, 1980.
VERSTAPPEN, H.TH; VAN ZUIDAN, R. A. System of Geomorphological Survey.
Dutchland. Enschede Texbook ITC, 49p., 1975.


APOIO
CAPES UEA UA UFRR GFA UGB