ANÁLISE ECODINÂMICA DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE RODELAS - BAHIA

Autores

Lima, J.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Pinheiro, P.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Costa, D.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Santos, S.O. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Souza, D.T.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA)

Resumo

Objetivou-se com o presente trabalho analisar os elementos da paisagem no município de Rodelas-Bahia de acordo com a abordagem de Tricart (1977), na qual são definidas as unidades ecodinâmicas estáveis, intergrades e instáveis, através de uma análise sistêmica. Para auxiliar a referida análise foi produzido um mapa de unidades ecodinâmicas, tendo como resultado a predominância de meios intergrades onde o balanço pedogênese-morfogênese encontra-se em equilíbrio.

Palavras chaves

Análise Sistêmica; Geotecnologias; Geomorfologia

Introdução

O município de Rodelas localiza-se ao norte da Bahia e está inserido no bioma Caatinga. O presente trabalho possui como objetivo apresentar a relação dos processos morfogenéticos e pedogenéticos, utilizando como base a categoria de análise da Ecodinâmica elaborada por Tricart (1977), na qual aborda sobre as unidades de paisagem, classificando-as em estáveis, intergrades e instáveis. Os meios estáveis são caracterizados por sua lenta evolução, muitas vezes imperceptível (NIEDJA, 2013), possuindo uma densa cobertura vegetal, dissecação do relevo moderada, solos mais profundos. São ambientes em “equilíbrio” tendendo a uma condição de “clímax” (TRICART, 1977). De acordo com Nascimento e Dominguez (2009) “a baixa energia para a remoção de material e transporte, favorece os processos pedogenéticos enquanto restringe os processos morfogenéticos. Por outro lado, os meios em que predomina-se a morfogênese são denominados instáveis. Para Christofoletti (1974) as características da cobertura vegetal vão influenciar na variedade das modalidades e intensidades dos processos, contribuindo para a acumulação ou subtração de matéria. Além disso, características como, relevo com forte dissecação, solos rasos, fundos de vales sujeitos a inundações e presença de intensa atividade socioeconômica, marcam a prevalência desse meio. Nas unidades de paisagem intergrades é assegurada a passagem gradual entre os meios estáveis e os instáveis. Este meio é caracterizado por um balanço entre as relações morfogenéticas e pedogenéticas. Dessa forma, este trabalhou visou a elaboração do quadro da Ecodinâmica da paisagem (TRICART, 1977), do município de Rodelas – BA, levando em consideração levantamento bibliográfico, cartográfico e empírico. Por fim, os dados presentes no quadro foram integrados em ambiente SIG utilizando a técnica fuzzy para gerar um modelo da análise Ecodinâmica da paisagem.

Material e métodos

Para realizar a análise das unidades Ecodinâmicas do município de Rodelas e alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foi realizado, inicialmente, o levantamento de referências bibliográficas com o intuito de buscar suporte teórico para o desenvolvimento do trabalho. Como uma segunda etapa houve a seleção de dados disponíveis relacionados à área de estudo e caracterização da mesma, levando em consideração os referidos dados, dentre estes, mapas temáticos obtidos no Sistema de Informações Gerenciais do Estado da Bahia (SIGBAHIA) e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Aquisição de Modelo Digital de Terreno (Banco de Dados Geomorfométricos do Brasil – DSR – TOPODATA) para auxiliar no desenvolvimento do trabalho. Posteriormente, foi realizada a análise e síntese das informações obtidas através dos materiais bibliográficos e dos conhecimentos de campo e a construção do quadro correlativo que contém os indicadores de análise que Tricart (1977) utiliza para definir as unidades ecodinâmicas. Por fim, foi concretizada a construção do mapa de análise Ecodinâmica da paisagem do município de Rodelas-Ba que demonstra as áreas estáveis, instáveis e intergrades. Esta etapa, como todo o trabalho, baseou-se, de forma geral, na metodologia de Tricart (1977) e Crepani (1996) - onde ambos discutem as áreas em estabilidade e instabilidade da paisagem - associada à lógica fuzzy. A reclassificação de cada classe do mapa de declividade, solos, uso do solo e geologia foi ponderada de acordo à literatura levando em consideração a sua contribuição particular à morfogênese e pedogênese. Tendo como base as reclassificações, estes mapas foram integrados utilizando a ferramenta fuzzy overlay do programa ArcGis 10.1.

Resultado e discussão

O quadro 01 demonstrou uma análise morfodinâmica que auxiliou na classificação das unidades Ecodinâmicas, onde contém os indicadores-chaves para a interpretação da paisagem a partir da relação morfogênese-pedogênese. Além desses indicadores, Tricart (1977) propõe a elaboração de um diagnóstico da paisagem para a gestão do território, onde sugere técnicas de manejo de conservação das unidades Ecodinâmicas. A partir da construção desse quadro, foi realizado o mapa de unidades Ecodinâmicas do município de Rodelas-Ba (Figura 01). Com esse mapa foi possível verificar que a maior parte da área de estudo encontra-se em uma unidade intergrade, ou seja, os processos morfogenéticos e pedogenéticos nestas áreas, segundo a modelagem, estão sofrendo interferência mútua. Esse resultado pode ter atribuído como principal fator a existência dos Neossolos Quartzarênicos, sobre um embasamento sedimentar de rocha arenítica. Apesar da rocha possuir maior fragilidade aos processos itempéricos e erosivos, os solos possuem uma maior resistência devido à sua composição mineralógica (quartzo) e às condições climáticas (semiaridez), proporcinando, assim, um ambiente em intergrade. As áreas estáveis tem como fator determinante a localização em relação à declividade do terreno. As baixas declividades são locais de maior atuação pedogenética. As áreas estáveis também encontram-se localizadas nas margens dos rios onde há também a presença de uma vegetação com influência lacustre fluvial que vem a proteger os ambientes contra os agentes erosivos favorecendo a pedogênese em detrimento da morfogênese. Os locais onde prevalece o processo morfogenético estão relacionados às áreas onde os fatores bio-físicos, associados à ação antrópica, encontram-se mais favoráveis à instabilidade. Pode ser atribuído como causa, a declividade mais acentuada, contudo sem rupturas bruscas, e os solos pouco desenvolvidos (Neossolos Lítolicos , Neossolos Regolíticos e Cambissolos) bem como uma vegetação menos densa e com maior índice de antropização.

Quadro 01:

Quadro com as Unidades Ecodinâmicas propostas por Tricart (1977).

Figura 01:

Mapa de unidades estáveis, instáveis e intergrades do município de Rodelas-Ba

Conclusões

Este trabalho apresentou a correlação dos indicadores de análise propostos por Tricart (1977) e Crepani (1996), sendo eles, solo, geomorfologia, declividade, uso e cobertura do solo e geologia das unidades ecodinâmicas do município de Rodelas, onde foi possível verificar a diferença entre as grandes categorias de meios Ecodinâmicos: estáveis, intergrades e instáveis, tendo como base a relação entre os processos morfogenéticos e pedogenéticos. Desta maneira, foi possível analisar os elementos da paisagem em particular, compreendendo de que forma cada um atua no meio, além de podermos compreender a interrelação existente entre eles em uma abordagem sistêmica.

Agradecimentos

Referências

CASSETI, Valter. Elementos de geomorfologia.Goiania: Ed. UFG, 1994.

CHRISTOFOLETTI A. Geomorfologia. Edgard Blücher, São Paulo,1974.

CREPANI, E.; MEDEIROS, J. S.; AZEVEDO, L.G.; HERNANDEZ FILHO, P.; FLORENZANO, T.G.; DUARTE, V.; Curso de sensoriamento remoto aplicados ao zoneamento ecológico-econômico. Anais do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Salvador, 1996. São Paulo: Image Multimídia, 1996.

LOBÃO, J. S. B. et al. ÍNDICE DE VUNERABILIDADE À EROSÃO PARA UMA BACIA NA MESORREGIÃO DO SÃO FRANCISCO PERNAMBUCANO A PARTIR DAS RELAÇÕES ENTRE MORFOGÊNESE E PEDOGÊNESE. Revista Brasileira de Geomorfologia – Ano 8, nº 2 (2007).

NASCIMENTO, D. M. C.; DOMINGUEZ, J. M. L. Avaliação da vulnerabilidade ambiental como instrumento de gestão costeira nos municípios de Belmonte e Canavieiras , Bahia. v. 39, n. 3, p. 395-408, 2009.

TRICART, Jean. Ecodìnâmíca. Río de Janeiro, IBGE, DìretoriaTècnica, SUPREN, 1977.

Niédja Maria Galvão Araújo e Oliveira ; CARVALHO, J. A. R. . LEVANTAMENTO GEOAMBIENTAL DOS SETORES DAS PRAIAS DE CATUAMA E PONTA DE PEDRAS: município de Goiana. In: 13 EGAL, 2013, LIMA. 13 EGAL ENCONTRO GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA. LIMA: TAREA ASOCIACIÓN GRAFICA EDUCATIVA, 2013.


APOIO
CAPES UEA UA UFRR GFA UGB