PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA SOBRE O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA VISTA - RORAIMA

Autores

Nascimento, F.L. (UFRR) ; Falcão, M.T. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA - UERR)

Resumo

O estudo objetiva analisar a percepção do professor de Geografia sobre a Geomorfologia na Educação Básica, em três escolas públicas localizadas no centro e na zona norte da cidade de Boa Vista/Roraima. A metodologia caracterizou-se por ser exploratória e descritiva, foi realizada investigação in loco através de entrevista estruturada. Os resultados demonstraram que os professores sentem dificuldades em ministrar conteúdos de Geomorfologia, principalmente pela falta de formação continuada.

Palavras chaves

Geografia; Geomorfologia; Ensino

Introdução

O ensino da Geografia nas últimas décadas passou por diversas renovações geomorfologia no ensino está relacionada com as múltiplas O ensino da Geografia nas últimas décadas passou por diversas renovações, o que proporcionou ao aluno da educação básica, uma melhor percepção do cotidiano, levando a um processo de reflexão-ação. Nesse sentido, a temática geomorfológica quando bem trabalhada pelo professor, promove no aluno a inserção de conhecimentos sobre a relação, sociedade e ambiente físico. Dessa forma, o professor tem um papel fundamental, no entanto, devido a diversos fatores tais como: a falta de formação continuada na área física da Geografia promove um ensino meramente teórico, no que diz respeito à temática geomorfológica, fazendo com a Geografia seja meramente descritiva. Dessa forma, o presente artigo teve como objetivo analisar a percepção do professor de Geografia sobre o ensino da geomorfologia na educação básica, o estudo foi realizado em três escolas públicas duas localizadas no centro da cidade e uma na zona norte da capital.

Material e métodos

O interesse pelo tema surgiu através da disciplina de Pratica Profissional em Geografia Física, no qual o acadêmico tem a oportunidade de conhecer e se inserir na escola-campo. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas estaduais de Boa Vista, sendo duas localizadas no centro e uma na zona norte da capital. As escolas foram escolhidas, porque os professores possuem formação na área de licenciatura em Geografia. Para realização da pesquisa foi realizado levantamento bibliográfico, objetivando embasar a pesquisa, foram realizadas visitas in loco, no qual foram aplicados questionários a 100% dos professores de Geografia que atuam nas escolas pesquisadas. Foi aplicado um total de 04 questionários com 17 perguntas fechadas de múltipla escolha aos professores de Geografia. As questões tratavam sobre o perfil do professor de Geografia, carga horaria, a matriz curricular relacionada a geomorfologia, metodologia de ensino do professor, o interesse na temática geomorfológica e quais as dificuldades encontradas para ministrar aulas relacionadas a geomorfologia. Após a coleta dos dados, os mesmos foram analisados e tabulados para melhor compreensão.

Resultado e discussão

a) Perfil dos professores pesquisados Com relação ao perfil dos professores entrevistados foi: 100% dos entrevistados eram do sexo feminino, na faixa etária entre 36 a 45 anos, quando questionadas sobre o tempo de atuação em sala de aula, estão entre 08 a 21 anos de carreira profissional e 100% possuem formação em Geografia e trabalham na sua área de ensino. Das entrevistadas, 50% ministravam aula em escola particular e pública e 50% ministram aula somente em escola pública. Os questionários foram aplicados em dois turnos de aula: vespertino e noturno do ensino fundamental. b) A Geomorfologia na Educação Básica Durante a pesquisa, os professores, relataram que em relação à geomorfologia, todos relataram ter conhecimentos geomorfológicos e os objetos de estudo, como também já ministram o conteúdo relacionado à temática, que faz parte do conteúdo curricular da Educação Básica, relacionam com a paisagem local. Todos os professores pesquisados afirmaram terem afinidade com geomorfologia, entretanto constatamos que grande maioria de professores já deixou de ministrar aula de geomorfologia por falta de recursos didáticos, pois na maioria das vezes a a escola não tinha nenhum material para disponibilizar para os alunos (tais como, mapas, material básico escolar: isopor, cartolina, entre outros). Nesse sentido corroborando com Batista e Sousa (2012) os alunos no ensino fundamental necessitam de uma linguagem mais lúdica e voltada para sua realidade vivida, no entanto para fazer esta transposição é necessário um bom domínio da disciplina pelo professor, o que infelizmente nem sempre ocorre, e neste caso, dá-se ênfase para outros conteúdos mais simples em detrimento da geomorfologia. No que se refere à metodologia aplicada em sala os educadores relataram que utilizam os seguintes métodos: aula dirigida; dinâmicas em sala de aula e aulas práticas (as aulas práticas dependendo do conteúdo podem ser feitas no próprio ambiente escolar; os que necessitam de material para confecção são solicitados pelos próprios alunos para realizarem as atividades). Do resultado obtido na pesquisa 71% dos questionados relataram que possuem interesse pela temática geomorfológica e procuram a melhor forma desenvolver um trabalho onde o aluno também tenha interesse. Sua percepção sobre o conteúdo é Com relação ao retorno do aluno pelo aprendizado do conteúdo de geomorfologia, os professores afirmaram que através das avaliações percebem que os alunos conseguem absorver o conteúdo. Todos foram enfáticos ao afirmarem que os livros didáticos não trazem o conteúdo adequado, pois muitos livros didáticos possuem erros de informação, não são atualizados devidamente, os conteúdos são muito reduzidos, ou até mesmo não contemplam determinados conteúdos, portanto não utilizam os mesmos que são adquiridos pela escola, utilizam assim, outras fontes bibliográficas. Nesse sentido, Silva et. al (2013) comentam que os livros didáticos de Geografia adotados nas escolas públicas, em sua grande maioria, não fazem nenhum tipo de menção à respeito da importância em estudar as formas de relevo como subsídio para o entendimento de processos que são, em suma, referentes ao campo de estudo da Geografia, nem tão pouco trazem em seu contexto ferramentas que sirvam de auxílio para o professor durante a exposição dos conteúdos relativos à Geomorfologia. Outra questão enfocada na pesquisa está, na falta de uma formação continua para atender as demandas dos professores, principalmente no que se refere à Geografia Física, o que poderá proporcionar melhoria na prática do professor, principalmente no que se refere à formação de professor pesquisador.

Conclusões

Os resultados da pesquisa demonstram que apesar das dificuldades encontradas para o professor ministrar uma boa aula, mesmo com ausência de materiais didáticos e equipamentos para o trabalho em sala de aula e fora da sala, os professores sempre procuram trabalhar o máximo para levar o conhecimento ao aluno, e torna-lo um cidadão, que perceba a sua realidade, e que possa saber atuar no espaço geográfico. No entanto, a necessidade de uma melhor infraestrutura para o desenvolvimento das aulas de geomorfologia, dando ao professor a oportunidade de usar do lúdico para atrair a atenção dos alunos para a importância de tal assunto, bem como o professor ter o seu processo de formação continuada, que afetará de forma significativa em sala de aula.

Agradecimentos

Aos professores pesquisados

Referências

BATISTA, D.F.; SOUSA, F.A. Ensino de geomorfologia nas escolas. II Congresso de Educação. Anais... UEG/UnU Iporá. Goiás, 2012.
SILVA, R.F.; MACÊDO, F.E.; PEREIRA, C.E.G.; DANTAS, J.V.E. a geomorfologia na interface com o ensino de geografia: uma proposta de didática para o relevo. 120 Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. João Pessoa – Pb. Anais... 2013.


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