Autores
- EVELYN GONÇALVESUNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINAEmail: evelyn.lg42@edu.udesc.b
 - RAIZA PERUZZOUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAEmail: raizasartori@gmail.com
 - JAIRO VALDATIUNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINAEmail: jairo.valdati@udesc.br
 
Resumo
A Geodiversidade compreende a diversidade de elementos abióticos que da 
natureza, tais como rochas, formas de relevo, solos e outros compõem a paisagem. 
Quando nestes elementos são reconhecidos valores significativos tais como 
científicos, educacionais, cênicos ou culturais eles podem ser caracterizados 
como Locais de Interesse Patrimonial (LIP). O objetivo deste estudo é 
identificar LIP ao longo da trilha do Gravatá que possam contribuir com a 
implantação de estratégias de geoconservação. 
A trilha do Gravatá está localizada no município de Florianópolis-SC, apresenta 
uma paisagem marcada pela presença de maciços rochosos interligados por 
sedimentos da planície costeira. Na área é possível reconhecer geodiversidade 
associada à erosão tipo Tafoni e rochas residuais do tipo macacões em relevo 
granítico.  A origem desse tipo de estrutura resulta da interação de processos 
físicos e químicos complexos, ventos fortes, intemperismo salino e repetidos 
ciclos de humidificação e secagem.
Foram identificados cinco LIP, são eles: 1 - Trata-se de uma grande rocha com 
erosão vertical bem marcada do tipo Caneluras; 2 - Rocha residual que apresenta 
várias erosões do tipo Tafoni em formato alveolar, que lembram favos de mel. 3 – 
É um local com blocos residuais compostas por grandes estruturas aglomeradas, 
macacões, no pico da colina que se localiza próximo a um paredão rochoso e ao 
mar. 4 - Denominado localmente como “Onda” é o local mais popular e visitado da 
trilha. Trata-se de uma erosão do tipo Tafoni, formando uma estrutura que lembra 
uma onda marinha. 5 – Trata-se de uma rocha com erosão do tipo Tafoni 
apresentando uma cavidade maior na base e menos na supercíficie.
 Considerando os cinco LIPs identificados, a trilha de Gravatá possui potencial 
para valorização cênica, científica, educacional e turística com atividades de 
geoturismo e geoeducação visto que alguns dos locais já atraem visitantes 
interessados em suas particularidades e em suas características cênicas.
Palavras chaves
geodiversidade; LIP; geoconservação








 









 