Autores
- LUCAS SOUZA AZEVEDOIFMG-OPEmail: luc4s.azevedo46@gmail.com
 - ROSEMAR APARECIDA CARMOIFMG-OPEmail: rosemar.aparecida@yahoo.com.br
 - JORNELLI DA SILVA SALITIFMG-OPEmail: jornellisalit@yahoo.com.br
 - JAIRO RODRIGUES SILVAIFMG-OPEmail: jairo.rodrigues@ifmg.edu.br
 - CECÍLIA FELIX ANDRADE SILVAIFMG-OPEmail: cecilia.andrade@ifmg.edu.br
 
Resumo
A adoção de formas inovadoras que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem 
têm potencializado o entendimento dos processos geomorfológicos (CARDOSO; 
SCHMIDT, 2012).  A SARndbox, (REED et al. 2016) se apresenta como uma ferramenta 
tecnológica ainda pouco utilizada e que integra modelos topográficos com a 
interatividade em tempo real, possibilitando a criação de modelos topográficos a 
partir dos materiais dispostos numa caixa de areia (SOUZA et al. 2018).
Assim, é proposta uma discussão acerca da SARndbox como uma ferramenta no ensino 
de Geomorfologia. E para tal, a atividade foi realizada com estudantes do 
primeiro ano do ensino médio técnico do Instituto Federal de Minas Gerais - 
Campus Ouro Preto, com aplicação de questionários e utilização da ferramenta.
Na etapa antes da atividade foram feitas perguntas sobre os acontecimentos no 
litoral norte do estado de São Paulo, que estava em repercussão. Após a 
atividade, feita em parceria com a Fundação Gorceix, o questionário tratou de 
questões mais próximas à realidade dos estudantes, como os deslizamentos 
ocorridos no Morro da Forca, na cidade de Ouro Preto, e que tiveram impacto mais 
direto na realidade dos estudantes.
Antes da atividade, outros fatores eram levados em consideração para a 
ocorrência dos processos que ocorreram, chamando atenção para as questões 
climáticas, intervenções antrópicas, que também são fatores para a ocorrência 
dos deslizamentos, mas após a intervenção feita, a questão dos processos 
geomorfológicos foi também inserida nas respostas, mostrando a capacidade dos 
estudantes em relacionar os eventos ocorridos com o conhecimento geomorfológico.
A ferramenta por si só, é inovadora nas possibilidades de interatividade e de 
realidade aumentada, mas por si só não certifica a aprendizagem do educando, 
esta que precisa ser mediada pelo educador a partir da relação entre os 
sujeitos, os conteúdos e as habilidades (SOUZA; VALADÃO, 2015) mas proporciona 
uma experiência mais tátil e dinâmica.
Palavras chaves
SARndbox; Ensino de Geomorfologia; Novas tecnologias








 









 