Autores
- TOMÁS COELHO NETTO DUEKUFRJEmail: tomascoelhonetto@gmail.com
 - LUNA CONSTANZA MONTEIRO MORENOUFRJEmail: lunammoreno@gmail.com
 - LETHICIA SILVA MACHADOUFRJEmail: lethiciasvm@gmail.com
 - ANA LUIZA COELHO NETTOUFRJEmail: ananetto@acd.ufrj.br
 
Resumo
No Brasil, a Educação Ambiental (EA) está prevista na Constituição Federal de 
1988, nas Diretrizes Curriculares Nacionais entre outros instrumentos legais, 
mas foram nos PCN`s - Parâmetros Curriculares Nacionais, de 1998, que firmou o 
tema transversal Meio Ambiente, garantindo uma abordagem interdisciplinar no 
contexto da educação formal. O objetivo do presente estudo, é verificar a 
compatibilidade da legislação educacional vigente com a EA voltada para a 
Educação em Mudanças Climáticas (EMC) e Educação para Redução de Riscos de 
Desastres (ERRD) geo-hidrológicos e propor um projeto no âmbito escolar, com 
vistas à formação de cidadãos conscientes e participativos em questões de 
Redução de Riscos de Desastres (RRD) em sua comunidade. Nesta pesquisa foi usado 
o Currículo Referencial do Estado do Rio de Janeiro como fonte principal de 
investigação para busca de competências e habilidades que possam ser 
correlacionadas com EMC e ERRD. Encontrou-se nesta busca 21,5 % de correlação a 
partir do total de disciplinas envolvendo os três anos do Ensino Médio (n=290); 
realizando a mesma contabilidade para todas as disciplinas apenas da primeira 
série do primeiro ano (n = 163) foram encontrados 29,6 % de correlação. O 
presente trabalho utilizou estes dados para sugerir aulas temáticas transversais 
no âmbito da EMC e da ERRD, em uma escola piloto situada em área de alta 
suscetibilidade a movimentos de massa e inundações, que está em fase de 
implementação até a data presente. Elaborou-se um quadro com propostas de aulas 
e conteúdos, a partir das habilidades encontradas, para todas as disciplinas do 
primeiro ano (Filosofia, Matemática, Física, Português, Química, História, 
Geografia, Projeto de Vida, Espanhol, Biologia). Por fim, essa experiência 
pretende demonstrar que o papel da escola na RRD é tornar-se um espaço de 
diálogo e de participação social coletiva, valorizando diferentes conhecimentos 
e saberes que contribuam para uma cultura de prevenção em desastres 
socioambientais.
Palavras chaves
Educação ; Desastres socioambientais; Abordagem transversal








 









 