Autores
- ANNA CAROLINA BARCELOSUNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIAEmail: barceloscarolina@hotmail.com
 - NATÁLIA APARECIDA LIMA RODRIGUESUNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIAEmail: natalia.lima@ufu.br
 
Resumo
O avanço das tecnologias trouxe mudanças significativas para o dia a dia das 
pessoas, essas mudanças se refletiram nas salas de aula, dessa forma 
possibilitando o desenvolvimento das geotecnologias, inserindo novas ferramentas 
que auxiliaram no ensino de geografia de modo geral, suprindo parte da demanda 
que o ensino de geografia física requer em relação as atualizações dos métodos 
de ensino.
As Geotecnologias são de grande relevância no desenvolvimento do ensino-
aprendizagem e atuam como instrumentos fundamentais para o estímulo das aulas e 
incentivo para os alunos se adaptarem aos conhecimentos colecionados pela 
sociedade, principalmente os conhecimentos de âmbito geográficos e 
especificamente geomorfológicos (Correa, Fernandes e Paini 2010). 
Desenvolver os fundamentos acerca do relevo em sala de aula é de suma 
importância para se compreender o desempenho e as correlações de diversos 
elementos ambientais como a vegetação, o clima, a geologia, os solos, com a 
configuração da superfície terrestre. Mesmo que isso não seja algo fácil, o 
papel que o ensino de geomorfologia desempenha é capaz de colaborar 
demasiadamente para a construção de cidadãos ambientalmente conscientes 
(CASETTI, 2001; BERTOLINI, 2010; PEREIRA E SILVA, 2012; CRUZ, 2017).
Novas práticas de ensino de geomorfologia, vêm sendo abordadas ao longo dos 
anos, essas práticas buscam introduzir o oposto das abordagens tradicionais, 
trazem com elas propostas como, aulas interativas em parques, uso de ferramentas 
computacionais, softwares, atrelados as interfaces do sistema de informações 
geográficas (SIG), entre outras (DAVIS, 2002; DE ARRUDA; GUIMARÃES, 2019).
Possibilitar que o ensino de Geomorfologia seja passado de uma forma que os 
alunos tenham acesso aos novos meios de ensino, é um exercício que devemos fazer 
enquanto pesquisadores e professores. Nessa perspectiva, foi elaborado um 
material didático com o objetivo de contribuir no desenvolvimento de aulas 
práticas para a disciplina de geomorfologia. 
Palavras chaves
Ensino de Geomorfologia; Geotecnologias; Softwares








 









 