Autores
- GUSTAVO STRAPASSONI DE SOUZAUNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁEmail: gstrapassoni816@gmail.com
 - VANDA MOREIRA MARTINSUNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁEmail: vanda.martins@unioeste.br
 - MATEUS MARCHESAN PIRESUNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁEmail: mateuspiresgeo@gmail.com
 
Resumo
A relação entre o ser humano e o solo é complexa e, perpassa a sua história e 
cultura. Por um lado, dependemos do solo para nossa sobrevivência, mas, por 
outro, a ação humana muitas vezes o explora indiscriminadamente em busca de 
lucro. Nesse contexto, o ensino do solo na educação básica desempenha um papel 
crucial. Por meio dele, podemos desenvolver pensamentos que considerem a relação 
desequilibrada entre o homem e o meio ambiente, tomando atitudes conscientes em 
relação a esse recurso natural. Assim, este trabalho buscou identificar os 
conteúdos "solo" presentes no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) na 
BNCC, na PPC (anos iniciais) e nos livros didáticos (anos finais) das disciplinas 
de Ciências e de Geografia. Investigou-se, também, como esses conteúdos são 
abordados, revelando que as disciplinas de Ciências e Geografia trabalham o solo, 
numa perspectiva socioambiental, de forma holística e interconectada. 
Palavras chaves
Educação básica; Currículo escolar; Ciência do Solo; Objetivos de aprendizagem; Sociedade e Meio Ambiente
Introdução
O solo é um recurso natural vital para a existência e a perpetuação da vida no 
planeta Terra, pois, exerce influência sobre os diferentes ecossistemas 
terrestres como fonte de nutrientes, alimentos e abrigo para os seres vivos. Para 
os seres humanos, além de ser fonte de alimentos, ele é a base de sustentação das 
atividades socioeconômicas. Sobre ele, construímos nossas casas, prédios, ruas 
etc.  e, por isso, o solo é fundamental para a nossa existência e sobrevivência.
Entretanto, os solos são finitos, isto é, leva-se um tempo indefinido para 
formar uma pequena quantidade de solo, que pode ser destruída em meses ou poucos 
anos, em função da degradação causada pela ação antrópica. Como afirma Lima 
(2005), “o solo é passível de ser degradado em função do uso inadequado pelo ser 
humano, acarretando interferências negativas no equilíbrio ambiental e diminuindo 
drasticamente a qualidade de vida nos ecossistemas, principalmente nos sistemas 
agrícolas e urbanos” (LIMA, 2005, p. 383). 
Assim, sendo um recurso natural tão útil e vulnerável, o solo requer uma 
abordagem responsável e sustentável em relação ao seu uso e conservação. Neste 
sentido, como destacado por Muggler et al. (2006), é essencial desenvolver e 
promover a sensibilização das pessoas em relação ao solo. Logo, o ensino do solo 
é imprescindível para a formação da cidadania e da consciência ambiental, ao 
refletir sobre o uso e ocupação dos ambientes a partir da relação desequilibrada 
do homem com o meio e o solo.
Na Educação Básica, o tema “solo” se faz presente nos documentos curriculares 
oficiais. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tanto o tema, quanto os 
conteúdos “solo” estão relacionados aos componentes curriculares de Ciências e 
Geografia. Assim, este trabalho apresenta os resultados parciais de pesquisas 
realizadas entre aos anos de 2021 e 2023. O objetivo principal foi identificar e 
levantar os conteúdos sobre o tema “solo” presentes na BNCC do Ensino Fundamental 
– anos iniciais (EFI) e finais (EFII), nos componentes curriculares de Ciências e 
Geografia. Além disso, buscou-se averiguar também a Proposta Pedagógica 
Curricular (PPC) da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), que é o 
documento curricular oficial para a Educação Infantil e EFI da rede pública 
municipal da área de abrangência da AMOP, no estado do Paraná.
Um terceiro objetivo foi analisar os livros didáticos de Ciências e Geografia de 
todos os anos (6°, 7°, 8° e 9°) do EFI em relação aos temas, conteúdos e 
conceitos relacionados ao “solo”. Com isso, espera-se que este trabalho contribua 
para a reflexão sobre o ensino do solo na Educação Básica, fornecendo subsídios 
para o aprimoramento das práticas pedagógicas nessa área do conhecimento.
Material e métodos
1.	Métodos 
Esse estudo consistiu em um levantamento sistemático de dados sobre os temas e 
conteúdos relacionados ao “solo” no Ensino Fundamental nos componentes 
curriculares de Ciências e de Geografia. 
1.1.	Ensino Fundamental Anos Iniciais
Com relação ao EFI realizou-se a utilização de dois documentos para identificação 
e levantamento dos conteúdos relacionados ao ensino do “solo”, sendo eles a BNCC 
e o currículo da AMOP. Foram identificadas e levantadas as habilidades (BNCC) e 
os objetivos de aprendizagem (PPC) relacionadas ao ensino do solo. 
1.2.	Ensino Fundamental Anos Finais
Para identificação e levantamento dos conteúdos relacionados ao ensino do “solo” 
no EFII, utilizou-se como referência a BNCC e os livros didáticos, com os mesmos 
critérios utilizados na análise dos anos iniciais. Foram analisados os livros 
didáticos de Ciências e de Geografia do EFII (6°, 7°, 8° e 9° ano), totalizando 
13 coleções, sendo oito de Ciências e cinco de Geografia, com exemplares de todos 
os anos do EFII. O número total de livros didáticos selecionados e analisados foi 
de 52, sendo 32 livros de Ciências e 20 de Geografia. 
O objetivo foi verificar quais temas e conteúdos sobre os solos estão presentes. 
Para avaliar as coleções, dada a quantidade de conteúdos e informações, adotou-se 
como critério contabilizar o número de páginas que abordam esse tema específico 
(SANTOS, 2011; VICENTE & BERTHOLOTO, 2020).
Para a escolha desses livros didáticos tomou-se como referência a indicação no 
catálogo do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020 e pela 
disponibilidade e acessibilidade dos materiais no formato Online. As coleções 
selecionadas compõem o catálogo do PNLD para o período de 2020 a 2023, sendo 
essas obras utilizadas na Educação Básica neste período. O catálogo do PNLD 
especificamente é composto de 12 coleções de livros didáticos, cada uma das 
coleções tem um livro didático para cada ano. Os livros no formato físico foram 
buscados na biblioteca do Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) do curso de 
Licenciatura em Geografia (Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon – PR) e na 
web, por meio de sites que disponibilizam gratuitamente livros em formato pdf. 
Todos os livros didáticos utilizados neste trabalho foram exemplares destinados 
ao professor.
Resultado e discussão
3. Resultados e discussões 
A pesquisa sobre a presença dos conteúdos relacionados ao "solo" na BNCC, na PPC 
e nos livros didáticos revelou que o solo é objeto de estudo dos componentes 
curriculares de Ciências e Geografia.
3.1. Ensino Fundamental I - Ciências
Na BNCC, o termo “solo” é mencionado logo na introdução do componente curricular 
de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme destacado a seguir:
Nos anos iniciais, as crianças já se envolvem com uma série de objetos, materiais 
e fenômenos em sua vivência diária e na relação com o entorno. Tais experiências 
são o ponto de partida para possibilitar a construção das primeiras noções sobre 
os materiais, seus usos e suas propriedades [...] espera-se também que os alunos 
possam reconhecer a importância, por exemplo, da água, em seus diferentes 
estados, para a agricultura, o clima, a conservação do solo, a geração de energia 
elétrica, a qualidade do ar atmosférico e o equilíbrio dos ecossistemas (BRASIL, 
2018, p.325).
De acordo com as orientações da BNCC, o solo é um tema indicado desde os anos 
iniciais, pois na tenra idade a criança já é sensibilizada sobre a relevância 
desse recurso para o ser humano e do meio ambiente. Essa abordagem é respaldada 
pelas seguintes habilidades:
EF03CI09 - Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em 
características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade 
etc. (BRASIL, 2018 p.337); 
EF03CI10 - Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de 
materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para 
a agricultura e para a vida (BRASIL, 2018 p.337); 
EF05CI03 - Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura 
vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos 
de água e da qualidade do ar atmosférico (BRASIL, 2018 p.341).
Como constata-se nessas habilidades, nos anos iniciais, recomenda-se que a partir 
do espaço de vivência das crianças - o próprio entorno da escola - o professor 
poderá estimular a percepção com relação ao solo, buscando, de forma conjunta com 
os estudantes, olhar para as diferentes características, utilizando-se de alguns 
dos órgãos do sentido: visão para cor, tato para a textura, olfato para o cheiro, 
além da audição e do paladar quando for viável e necessário.
Figura 1
 
Por conseguinte, na PPC da AMOP são estabelecidos os seguintes objetivos de 
aprendizagem complementam algumas das unidades temáticas da BNCC, relacionados às 
unidades temáticas "Matéria e Energia" e “Vida e Evolução”.
3.2. Ensino Fundamental I - Geografia
No componente curricular de Geografia nos anos iniciais da BNCC, é enfatizada a 
importância de estabelecer “relações entre conceitos e fatos que permitam o 
conhecimento da dinâmica do meio físico, social, econômico e político” (BRASIL, 
2018 p. 368). Nesse contexto, o "solo" na Geografia deve ser abordado 
considerando suas relações com outros elementos da paisagem, como clima, relevo, 
vegetação, ocupação do espaço e suas dimensões políticas, sociais, econômicas e 
ambientais. Essas inter-relações são fundamentais para compreender as dinâmicas 
espaciais e as interações entre a sociedade e o meio ambiente.
Essa abordagem geográfica, conforme destacado por Morais (2013), contribui para 
formar cidadãos críticos e conscientes de sua atuação no meio em que vivem. 
Assim, permite que os estudantes compreendam e reflitam sobre as implicações das 
temáticas físico-naturais no contexto geográfico e suas repercussões na 
sociedade.
Dessa forma, o ensino do solo na Geografia, busca desenvolver nos estudantes uma 
consciência sobre a importância desse elemento como componente fundamental da 
paisagem, essencial para a existência e perpetuação da vida, conforme indicado na 
seguinte habilidade da BNCC: “EF02GE11 - Reconhecer a importância do solo e da 
água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de 
materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da 
cidade e do campo” (BRASIL, 2018, p. 373).
Figura 2
 
Na PPC, por sua vez, procurou-se relacionar o solo em uma escala mais próxima do 
estudante, como seu uso na cidade ou no bairro, destacando o impacto das ações 
humanas e as consequências ambientais dessas ações sob uma perspectiva 
socioambiental, conforme Quadro 2.
3.3. Ensino Fundamental II – Ciências e Geografia
No estudo do solo no componente curricular de Ciências do EFII, é enfatizada a 
importância dos ciclos biogeoquímicos, das esferas terrestres, do interior do 
planeta, a dinâmica do clima e de como esses elementos impactam a vida na Terra. 
O objetivo é permitir que os estudantes desenvolvam uma visão sistêmica do 
planeta, baseada em princípios da sustentabilidade socioambiental (BRASIL, 2018).
Já em Geografia, conforme estabelecido pela BNCC, o objetivo é proporcionar uma 
ampliação das perspectivas e das variáveis, tanto no aspecto espacial quanto 
temporal. Essa abordagem permite que os estudantes identifiquem, comparem e 
compreendam o mundo, os espaços e as paisagens de forma mais detalhada, complexa 
e crítica (BRASIL, 2018). Dessa forma, o ensino do solo no EFII desempenha um 
papel fundamental para ampliar as perspectivas e a escala das relações e inter-
relações que envolvem esse recurso natural, conforme destacado anteriormente no 
item 3.2.
Os resultados da pesquisa e identificação das habilidades esperadas para todos os 
estudantes nos componentes curriculares de Ciências e Geografia, com relação ao 
solo, são apresentados a seguir:
(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, 
à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à 
temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna 
específicas (BRASIL, 2018 p. 347).
(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações 
vegetais (BRASIL, 2018 p. 385).
(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, 
terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de 
irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e 
desvantagens em diferentes épocas e lugares (BRASIL, 2018 p. 385).
Portanto, no componente curricular de Ciências, a palavra "solo" aparece 
diretamente apenas uma vez, por meio da habilidade EF07CI07, e no componente 
curricular de Geografia foram identificadas duas habilidades relacionadas ao 
ensino do solo. 
Por meio da análise nos livros didáticos, foram obtidos alguns resultados em 
relação à quantidade e aos conteúdos abordados em cada série do EFII. Conforme 
apresentado no Quadro 3, os conteúdos relacionados ao solo estão 
predominantemente no 6º ano de Ciências (EFII). No entanto, é importante 
ressaltar que esses temas e conteúdos foram encontrados em apenas 4 dos 8 livros 
do 6º ano (de Ciências).
Figura 3
Como observado, a partir do recorte de conteúdos feito na pesquisa, o tema “solo” 
é abordado em diversos conteúdos. Em Ciências são abordados aspectos como a 
origem e formação dos solos, suas propriedades físicas, químicas e biológicas, 
sua importância para a vida na Terra e a relação entre o solo e os seres vivos. 
Além disso, destaca-se a relevância da preservação do solo para a manutenção da 
biodiversidade e da qualidade de vida.
Por outro lado, em Geografia, esses temas e conteúdos relacionados ao solo estão 
mais diversificados e distribuídos ao longo de todos os anos do EFII. São 
abordados tópicos como a origem e formação do solo, sua distribuição no espaço 
geográfico, as diferentes formas de apropriação e ocupação do espaço urbano e 
rural, bem como questões relacionadas à importância, preservação e degradação do 
solo. 



Considerações Finais
Foi possível constatar que na BNCC, no componente curricular de Ciências - anos 
iniciais, os conteúdos relacionados ao "solo" devem ser abordados a partir do 
ambiente diário de vivência das crianças, com o objetivo de construir suas 
primeiras noções sobre os usos, propriedades e a importância da conservação desse 
elemento natural.  Já nos anos finais, embora a BNCC enfatize uma visão mais 
sistêmica do planeta, as habilidades não expressam o "solo". Essa lacuna é 
refletida nos livros didáticos. 
No componente curricular de Geografia, tanto nos anos iniciais quanto nos finais 
verificou-se a importância de abordagem do "solo" em suas inter-relações com os 
outros elementos que compõem a paisagem, que são essenciais para a compreensão 
das dinâmicas espaciais e das interações entre a sociedade e o meio ambiente. 
Além disso, foi constatada nos anos iniciais, tanto em Ciências quanto em 
Geografia, uma complementaridade entre a PPC e a BNCC. Essa integração 
proporciona uma visão mais abrangente e contextualizada do ensino do solo.
Portanto, conclui-se que o ensino do "solo" no Ensino Fundamental proporciona uma 
visão mais holística e interconectada do mundo ao seu redor. Seu objetivo é 
desenvolver uma consciência socioambiental, que capacite os estudantes de agir de 
maneira ética, responsável e autônoma em relação ao “solo”, visando promover 
ações sustentáveis para preservar e conservar o solo, garantindo a qualidade de 
vida das gerações presentes e futuras.
Agradecimentos
Agradeço à PRPPG da UNIOESTE pela oportunidade de ingressar e participar no programa 
de iniciação científica, por meio dos editais PIC/PIBIC-AF e à Unioeste-Reitoria 
pela bolsa, que possibilitaram o desenvolvimento deste trabalho.
Referências
ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍOS DO OESTE DO PARANÁ. Proposta pedagógica curricular: educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais): rede pública municipal: região da AMOP. Cascavel: Assoeste, 2019. 648 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018. 600p.
LIMA, M. R. O solo no ensino de ciências no nível fundamental. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 383-394, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000300004.
MORAIS, E. M. B. As temáticas físico-naturais como conteúdo de ensino da Geografia Escolar. In: CAVALCANTI, L. S. Temas da geografia na escola básica. 1ª Ed. Campinas: Papirus, 2013.
MUGGLER, C. C., Pinto Sobrinho, F. A.; Machado, V. A. Educação em Solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.30, n.4, p. 733-740, 2006. DOI: 10.1590/S0100-06832006000400014
SANTOS, J. A. A. Saberes de solos em livros didáticos da Educação Básica. 53 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011.
VICENTE, M. C.; BERTHOLOTO, D. M. O ensino de solos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem baseada em livros didáticos de Ciências após aprovação da Base Nacional Comum Curricular. Revista Educação Pública, v. 20, n. 39, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/39/o-ensino-de-solos-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental-uma-abordagem-baseada-em-livros-didaticos-de-ciencias-apos-aprovacao-da-base-nacional-comum-curricular. Acesso em: 15 mar. 2023.








 









 