Autores
- GUSTAVO STRAPASSONI DE SOUZAUNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁEmail: gustavo-strapassoni@hotmail.com
 - ERICSON HIDEKI HAYAKAWAUNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁEmail: ericson.geo@gmail.com
 - ÍTALO SOUSA DE SENAUNIVERSITY COLLEGE DUBLINEmail: italo.sousadesena@ucd.ie
 
Resumo
A Geografia é uma disciplina escolar fundamental na formação dos estudantes, pois 
possibilita a compreensão crítica e consciente do mundo em que vivem, quando os 
conhecimentos geográficos são mobilizados em suas práticas espaciais cotidianas. 
Para que isso aconteça, é importante considerar a participação ativa dos 
estudantes nas aulas de Geografia, incluindo suas experiências e vivências 
diárias. Nesse sentido, recursos didáticos lúdicos e interativos podem ser 
utilizados para relacionar os conteúdos geográficos com a realidade dos 
estudantes, em vista disso os jogos digitais têm se mostrado como uma estratégia 
eficaz ao tornar a aprendizagem dinâmica e significativa estabelecendo conexões 
entre os conteúdos e a realidade dos alunos, na qual os jogos se fazem amplamente 
presente por meio dos “espaços de afinidade” (GEE, 2003). Um dos jogos mais 
utilizados é o Minecraft, pois além de sua popularidade entre crianças e 
adolescentes, ele possui uma estrutura baseada em blocos e um sistema próprio de 
coordenadas X, Y e Z que possibilita estabelecer relações com a Geografia. Dessa 
maneira, no contexto do ensino ele configura-se como um recurso didático-
pedagógico para a construção da representação e a exploração de paisagens reais 
em um ambiente virtual 3D. Assim, este trabalho apresenta uma pesquisa que 
investigará o potencial do uso do Minecraft como um recurso didático-pedagógico 
no ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental – EFII (1° ao 5° 
ano). A pesquisa apresentará atividades e/ou roteiros pedagógicos que podem ser 
utilizados no Minecraft para diversas áreas da Geografia, tais como, a 
Cartografia, a Geologia, Geomorfologia, Geografia Urbana, Geografia Agrária, 
entre outras áreas. Os resultados serão importantes para a reflexão sobre o uso 
dos jogos digitais, em especial o Minecraft no Ensino de Geografia, bem como 
nortear o desenvolvimento de materiais didáticos, metodologias e práticas 
alternativas com o uso de jogos para o ensino de Geografia.
Palavras chaves
Jogos Digitais; Recurso Pedagógico; Práticas Espaciais








 









 