• 14° SINAGEO – Simpósio Nacional de Geomorfologia
  • Corumbá / MS
  • 24 a 30 de Agosto de 2023

A experiência de construção da caixa de areia de realidade aumentada para aplicação no Ensino de Geomorfologia e em projetos de extensão para Educação Geocientífica: desafios, possibilidades e perspectivas

Autores

  • BRUNA BARBOSA DA SILVAUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROEmail: brubarbosa-rj@hotmail.com
  • JOÃO VICTOR BUENO DE BARROSUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROEmail: joaobb182@hotmail.com
  • KAREN GUIMARÃES BENEDICTOUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROEmail: karencomk7@gmail.com
  • LUIZA MEDEIROS CAMPISTANOUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROEmail: luizacampistano@ufrrj.br
  • LAURA DELGADO MENDESUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROEmail: lauradmendes@gmail.com

Resumo

A utilização de recursos de ensino-aprendizagem que auxiliem a formação e divulgação científica é sempre desafiadora e motivadora tanto para os estudantes, que podem ter acesso a tais recursos, quanto para os que os buscam como suporte ao ensino. Um recurso tecnológico que permita a visualização a partir da realidade aumentada em 3D e, ainda, a interação a partir do toque, destaca o valor da percepção sensorial, entre as muitas ideias e princípios presentes na Geografia Escolar e que foram introduzidos pelo educador Johann Pestalozzi (1746-1827), que desenvolveu uma “Pedagogia Intuitiva”, com a característica de oferecer, na medida do possível, dados sensíveis à percepção e observação dos alunos, como observa Zanata (2005; 2012). A caixa de areia de realidade aumentada auxilia o desenvolvimento dessa proposta na exploração de informações e produção de conhecimento atuando significativamente na educação geocientífica ao permitir a visualização da topografia combinada à dinâmica de fluxos e diversas possibilidades de interação. O projeto Augmented Reality Sandbox – AR Sandbox foi desenvolvido pelo Instituto Oliver Kreylos da Universidade da Califórnia, campus Davis (UC Davis), nos Estados Unidos da América, divulgado via página eletrônica institucional, sendo também disseminado a partir de outros projetos e plataformas que visam ampliar a divulgação e utilização desse recurso. Assim, a proposta desse trabalho é analisar os principais desafios, possibilidades de aplicações e perspectivas a partir da experiência de construção e implementação da caixa de areia de realidade aumentada, como parte das atividades de monitoria estudantil da área de Geociências/Terra Dinâmica/Geomorfologia no curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, visando a sua aplicação no ensino e extensão com foco na formação de professores de Geografia e no fomento à Educação Geocientífica.

Palavras chaves

Educação Geocientífica; Ensino de Geomorfologia; caixa de areia de realida

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Realização

Apoio

FUNDECT CNPQ IAG Moinho Cultural Sul-Americano Prefeitura de Corumbá

Apoio Institucional