Autores
- BRUNA BARBOSA DA SILVAUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROEmail: brubarbosa-rj@hotmail.com
 - JOÃO VICTOR BUENO DE BARROSUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROEmail: joaobb182@hotmail.com
 - KAREN GUIMARÃES BENEDICTOUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROEmail: karencomk7@gmail.com
 - LUIZA MEDEIROS CAMPISTANOUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROEmail: luizacampistano@ufrrj.br
 - LAURA DELGADO MENDESUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROEmail: lauradmendes@gmail.com
 
Resumo
A utilização de recursos de ensino-aprendizagem que auxiliem a formação e divulgação científica é 
sempre desafiadora e motivadora tanto para os estudantes, que podem ter acesso a tais recursos, quanto 
para os que os buscam como suporte ao ensino. Um recurso tecnológico que permita a visualização a 
partir da realidade aumentada em 3D e, ainda, a interação a partir do toque, destaca o valor da percepção 
sensorial, entre as muitas ideias e princípios presentes na Geografia Escolar e que foram introduzidos pelo 
educador Johann Pestalozzi (1746-1827), que desenvolveu uma “Pedagogia Intuitiva”, com a característica 
de oferecer, na medida do possível, dados sensíveis à percepção e observação dos alunos, como observa 
Zanata (2005; 2012). A caixa de areia de realidade aumentada auxilia o desenvolvimento dessa proposta 
na exploração de informações e produção de conhecimento atuando significativamente na educação 
geocientífica ao permitir a visualização da topografia combinada à dinâmica de fluxos e diversas 
possibilidades de interação. O projeto Augmented Reality Sandbox – AR Sandbox foi desenvolvido pelo 
Instituto Oliver Kreylos da Universidade da Califórnia, campus Davis (UC Davis), nos Estados Unidos da 
América, divulgado via página eletrônica institucional, sendo também disseminado a partir de outros 
projetos e plataformas que visam ampliar a divulgação e utilização desse recurso. Assim, a proposta desse 
trabalho é analisar os principais desafios, possibilidades de aplicações e perspectivas a partir da 
experiência de construção e implementação da caixa de areia de realidade aumentada, como parte das 
atividades de monitoria estudantil da área de Geociências/Terra Dinâmica/Geomorfologia no curso de 
Licenciatura em Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 
visando a sua aplicação no ensino e extensão com foco na formação de professores de Geografia e no 
fomento à Educação Geocientífica. 
Palavras chaves
Educação Geocientífica; Ensino de Geomorfologia; caixa de areia de realida








 









 