Autores
- LOHANY APARECIDA MONTEIROUERJEmail: lo.hanyborgess@gmail.com
 
Resumo
O presente trabalho, desenvolvido por uma equipe de base comunitária, tem como 
objetivo central, promover o processo de ensino-aprendizagem a partir da 
educação socioambiental, voltado para estudantes do Ensino fundamental da Cidade 
de Deus, favela situada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Considerando 
a vivência dos discentes, a partir do conceito de paisagem (Landschaft), nas 
oficinas realizadas, busca-se trazer a luz a educação socioambiental de forma 
integrada, para compreender a totalidade da paisagem e os impactos da ação 
antrópica sobre o meio. Através da ocupação da planície de inundação do Rio 
Grande (Rio que corta a Cidade de Deus), busca-se mostrar o quanto a ação 
antrópica intensifica o sistema natural de erosão, transporte e deposição. A 
realidade local, constitui um ponto inicial, para que possa compreender as 
influências do processo de ocupação em sua nascente através de intervenções 
oriundas do processo de urbanização, onde observa-se o despejo de esgoto 
doméstico e até materiais pesados, fatores que contribuem para aumento do 
escoamento superficial e o assoreamento dos rios, resultando em tragédias que 
afetam a vida dos estudantes que vivem na Cidade de Deus. As vivências dos 
discentes egressos e moradores foram fundamentais para que equipe de base 
comunitária Alfazendo CDD 2022, coletivamente, organizasse oficinas de educação 
socioambiental no projeto ECOREDE, (Rede Comunitária de Desenvolvimento 
Socioambiental), uma tecnologia social chancelada pela ONU na Rio+20, com a 
finalidade de envolver a comunidade escolar em problemas que afetam a região. 
Metodologicamente, para tornar a temática atrativa e romper com o ensino 
tradicional meramente descritivo, optou-se pela realização de um jogo 
interativo, construído com base na pedagogia libertadora de Paulo Freire, 
marcada pela utilização de elementos figurativos que articulam aspectos físicos 
com a realidade vivida pelos discentes. O recurso didático sensibilizador 
possibilita a troca de saberes, colaborando para a formação de indivíduos  
críticos e reflexivos.  
Palavras chaves
Paisagem; Educação Socioambiental; Cidade de Deus








 









 