• 14° SINAGEO – Simpósio Nacional de Geomorfologia
  • Corumbá / MS
  • 24 a 30 de Agosto de 2023

Trabalho de campo no ensino da geomorfologia: revisão sobre o tema com ênfase no ensino de Geografia no ensino fundamental anos finais

Autores

  • GABRIELA TEIXEIRA RAPOSAUNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃOEmail: gabrielaraposo01@gmail.com
  • QUÉSIA DUARTE DA SILVAUNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃOEmail: quesiasilva@professor.uema.br

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar estudos publicados que abordam o trabalho de campo no ensino de Geomorfologia no ensino fundamental anos finais, com o intuito de compreender a importância que tem se dado a essa temática nesta etapa da educação básica. O trabalho de campo, também conhecido como campo, trabalho geográfico de campo (NEVES, 2010), expedições de aulas de campo (ALENTEJANO; ROCHA-LEÃO, 2006; LUERCE, 2022), pesquisa de campo, excursão geográfica, excursão didática, ida ao campo e estudo do meio (OLIVEIRA, 2010) ainda é considerado como uma importante e efetiva prática pedagógica (CAVALCANTI, 2011) para ensinar Geomorfologia, possibilitando que os alunos sejam protagonistas na investigação científica e permitindo o reconhecimento dos elementos ao seu redor, relacionando-os aos conhecimentos teóricos previamente obtidos. Para o alcance do objetivo do trabalho foram analisados 43 artigos, 2 monografias, 2 teses, 3 resumos de evento, entre os anos de 2000 e 2023, com fichamento de dados relacionados à autoria, tipo de manuscrito, metodologia utilizada e a qual público o trabalho se insere. Das pesquisas levantadas, apenas 14% relatam trabalhos de campo voltados para o Ensino Fundamental, 6% para o ensino fundamental e médio e 4% voltados para o ensino geral. A maioria dos estudos (68%) não relata o método de observação utilizado, dificultando a reprodução dessas experiências didáticas. A maioria dos documentos analisados apresentou características que atendem às orientações da BNCC, buscando em uma mesma aula de campo abordar conhecimentos diversos além do relevo, sendo este um aspecto muito positivo. Considerando o total de trabalhos analisados e os resultados identificados, defende-se que para o período analisado, poucas publicações foram produzidas sobre o tema no nível de ensino em questão, indicando pouco interesse por uma temática tão importante ou falta de registro das ações realizadas pelos docentes no ambiente escolar.

Palavras chaves

Trabalho de campo; Ensino de Geomorfologia; Ensino Fundamental Anos F

ARTIGO EM PDF

Realização

Apoio

FUNDECT CNPQ IAG Moinho Cultural Sul-Americano Prefeitura de Corumbá

Apoio Institucional