Autores
- ANA CAROLINA TARGINOUNESP/FCTEmail: carolina.targino@unesp.br
 - ANA LAURA NAVES SILVAUNESP/FCTEmail: ana.naves@unesp.br
 - PATRÍCIA INAGUEUNESP/FCTEmail: patricia.inague@unesp.br
 - NAYARA RODRIGUES SILVAUNESP/FCTEmail: nayara.rodrigues@unesp.br
 
Resumo
O ensino das geociências tem se tornado cada vez mais importante na 
atualidade, dado ao mundo cada vez mais conectado e com suas relações mais 
aprofundadas. É certo de que com as novas tecnologias e perfil dos alunos diante 
desse contato, se faz necessário um avanço nos métodos de ensino.
A metodologia no ensinar necessita de pesquisas e diferentes abordagens, com o 
objetivo de captar a atenção do aluno nas diversas temáticas apresentadas ao 
decorrer de seus anos no trilhar do saber.
Visando o estudo de novas práticas no ensino das geociências e futuros 
resultados, temos como campo de pesquisa a FCT- Unesp o Laboratório de Geologia, 
Geomorfologia e Recursos Hídricos; nele se tem instalado uma tecnologia chamada 
“SANDBOX” que foca num ensino lúdico onde os alunos ao tocar na mesma tem como 
resultado uma simulação de criação de relevos, bacias hidrográficas e, com isso 
obter uma nova perspectiva da temática, atrelando e auxiliando no ensino feito 
em sala de aula.
O atual trabalho visa essa aplicação e análise da utilização de tecnologias no 
ensino em Geologia, para que sirva de base para futuras propostas e pesquisas 
focando no ensino, assim podendo oferecer aos alunos modos lúdicos e que 
captem sua atenção.
Palavras chaves
Ensino de geografia; SANDBOX; Tecnologias








 









 