• 14° SINAGEO – Simpósio Nacional de Geomorfologia
  • Corumbá / MS
  • 24 a 30 de Agosto de 2023

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DOS MINICURSOS 

A inscrição será por ordem de solicitação, tendo como valor R$50,00 cada minicurso.

Será necessário ter realizado a inscrição e pagamento da taxa de inscrição no simpósio e pagamento da taxa de inscrição no minicurso. Os comprovantes devem ser anexados no formulário de inscrição (AQUI).

Importante: não haverá reembolso de taxa de pagamento.
Aos que realizarem inscrição, pedimos para que entrem no grupo de recados do WhatsApp de acordo com o número da atividade escolhida para otimizarmos a comunicação 

Dados para pagamento:
Agência de Turismo Rio da Prata

Pix (chave CNPJ): 42.122.769/0001-22
Luiz Henrique de Moraes Dentinho
Nome Fantasia: JARDIM NOTICIAS ONLINE


Ou transferência bancária
NuBank Pagamentos S.A. – número banco 0260
Agência 0001
Conta 54011344-0
CNPJ – 42.122.769/0001-22

 

Minicurso 1:  Desvendando os percursos da análise de fitólitos em estudos ambientais (CANCELADO)

Ministrante(s): Dra. Marcia Regina Calegari e Carolina G. Benincá - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Carga horária do minicurso: 8 horas

Ementa: Conceitos e definições sobre o que é, como, onde e porque se formam os fitólitos nos diferentes grupos de plantas; problemas relacionados a coleta, extração e identificação dos fitólitos; exemplos de aplicações;

Grupo de WhatsApp: aqui

 

Minicurso 2: Desenvolvimento e automatização de processos e rotinas em SIG – práticas com QGIS e Model Designer (ESGOTADO)

Ministrante: Dr. Tony Vinicius Moreira Sampaio - Universidade Federal do Paraná

Carga horária do minicurso: 4 horas

Quantidade de vagas: 12

Ementa: Desenvolvimento e automatização de rotinas no QGIS, integração de ferramentas e plugins, criação e incorporação de legendas para análise e visualização dos resultados

Recursos necessários para o minicurso (computadores, aplicativos, materiais diversos etc.): notebook pessoal com QGIS

Grupo de WhatsApp: aqui

 

Minicurso 3:  Representação de geomorfossítios no Minecraft - Online

Ministrante: Dr. Ítalo Sousa de Sena - School of Architecture, Planning & Environmental Policy - Irlanda.

Carga horária do minicurso: 8 horas

Quantidade de vagas: 15

Ementa: O minicurso foca na transformação de dados espaciais na reconstrução de geomorfossítios no Minecraft. O minicurso é dividido em dois módulos, teórico e prático. No módulo teórico, será apresentada a representatividade do Minecraft no contexto dos jogos digitais e seus impactos na sociedade, usos e aplicações com finalidades sérias, assim como conceitos básicos de game-design. No módulo prático os participantes irão realizar processamentos de dados espaciais em ambiente de SIG para a representação de geomorfossítios pré-selecionados no Minecraft. Com a utilização do software WorldPainter, os participantes irão reconstruir o relevo e outras feições de superfície no detalhamento dos geomorfossítios, a partir de ferramentas disponíveis no software. Ao final da parte prática, os participantes terão um 'mundo' de Minecraft pronto para ser explorado e incrementado com mecânicas de jogo de preferência.

Recursos necessários para o minicurso (computadores, aplicativos, materiais diversos etc.): Para a realização da parte prática, os participantes devem instalar nos seus computadores os softwares WorldPainter (https://www.worldpainter.net/), Java (disponível no mesmo link do WorldPainter), QGIS ou ArcGIS instalados. Caso o participante tenha uma conta Minecraft, é aconselhável que também instale o jogo no laptop.

Obs.: Este minicurso será ofertado de forma remota, no modo online. 

Grupo de WhatsApp: aqui

 

Minicurso 4: Métodos e técnicas em paleolimnologia no contexto de estudos geomorfológicos

Nome(s) completo(s) do(s) ministrante(s): Dra. Giliane Gessica Rasbold, Dr. Leandro Domingos-Luz, Dr. Edward Lo - University of Kentucky

Carga horária do minicurso: 6 horas

Quantidade de vagas: 20 vagas

Ementa: Disseminar métodos e técnicas de planejamento, amostragem, descrição, análises e interpretação de resultados multiproxies preservados em testemunhos sedimentares de áreas úmidas tropicais.

Grupo de WhatsApp: aqui

 

Minicurso 5: Google Earth Engine em estudos ambientais: Apresentação e aplicações (ESGOTADO)

Nome(s) completo(s) do(s) ministrante(s): Me. Altair Bennert, Ma. Amanda Machado - Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Marechal Cândido Rondon e Programa de Pós-graduação em Geografia da Unicentro

Carga horária do minicurso:  8 horas

Quantidade de vagas: 15

Ementa: Apresentar a plataforma do Google Earth Engine, executar algoritmos para análise de dados espaciais.  O Google Earth Engine (GEE) é uma plataforma da Google para processamento de dados geoespaciais em nuvem. O processamento neste ambiente é realizado por meio de algoritmos, que podem ser elaborados pelo próprio usuário/pesquisador de acordo com os objetivos traçados. O GEE têm sido uma ferramenta amplamente utilizada nos últimos anos para as mais variadas pesquisas, seja na área de mapeamento de solos; variação de precipitação (clima); mapeamento temporal (evolução de canal fluvial); uso e cobertura da terra. Apesar de tudo isto, requer que o usuário tenha conhecimentos prévios de linguagem de programação (javascript) para elaborar os algoritmos e obter o resultado esperado. Neste contexto, o curso visa apresentar algumas potencialidades de uso desta ferramenta para estudos ambientais, e instigar seu uso. 

Recursos necessários para o minicurso (computadores, aplicativos, materiais diversos etc.): Computador próprio e acesso prévio (cadastro) a conta do Google Earth Engine.

Grupo de WhatsApp: aqui

 

Minicurso 6: Métodos e técnicas de levantamento e processamento de dados hidrossedimentares em rios aluviais (ESGOTADO)

Nome(s) completo(s) do(s) ministrante(s): Dr. Hudson de Azevedo Macedo, Dr. Aguinaldo Silva - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Carga horária do minicurso:  8 horas

Quantidade de vagas: 10

Ementa: A proposta de minicurso tem como objetivo apresentar métodos e técnicas de planejamento, amostragem, análises e processamento de dados hidrossedimentares em rios aluviais, tendo como foco de estudo um trecho do rio Paraguai em Corumbá-MS. Para tanto, serão demonstradas técnicas de levantamento de dados hidráulicos (velocidade e descarga fluvial, geometria do canal) e sedimentares (suspenso, dissolvido e de fundo). O desenvolvimento das atividades se dará em três etapas. Na primeira etapa, serão abordados os aspectos teóricos que envolvem os métodos e técnicas propostos (exemplos de trabalhos científicos dessa natureza; equipamentos e procedimentos para aquisição de dados: ecobatímetro, molinete e ADCP, amostragem de sedimentos, softwares; análise dos dados coletados em campo). Na segunda etapa, propõe-se uma aula experimental de campo para realizar a coleta de dados hidrossedimentares no rio Paraguai. Por fim, parte-se para a interpretação dos dados adquiridos, por meio da análise dos materiais coletados. Esta última etapa será realizada no Laboratório de Geografia Física e no Laboratório de Ecologia da UFMS, campus do Pantanal (CPAN).

Recursos necessários para o minicurso (computadores, aplicativos, materiais diversos etc.): Computador próprio

Grupo de WhatsApp: aqui

 

Minicurso 7: Análise geomórfica avançada aplicada à evolução de paisagens de longo termo (ESGOTADO)

Nome(s) completo(s) do(s) ministrante(s): Dr. Pedro Val, Dr. Daniel Peifer

Carga horária do minicurso: 12  horas

Quantidade de vagas: 10

Ementa: 

A topografia que observamos hoje guarda sinais de sua história evolutiva. Com técnicas de geomorfologia quantitativa voltadas para a análise de modelos digitais de elevação, podemos extrair estes sinais e formular estratégias de análise para identificar os possíveis processos causadores de mudanças topográficas. Neste minicurso, revisaremos os principais processos e fatores controladores da evolução das paisagens, incluindo processos erosivos, tectônicos, climáticos e litológicos. Os conceitos revisados serão aplicados na prática utilizando a ferramenta de análise topográfica Topotoolbox (Schwanghart and Scherler, 2014) e o Topographic Analysis Kit (Forte and Whipple, 2018). Participantes também serão introduzidos ao LandLab (Barnhart et al, 2020), ferramenta de modelagem numérica de evolução de paisagens. Na parte prática, aprenderemos gerar e interpretar chi-plots e mapas de ksn (declividade fluvial) e de assimetria de divisores de drenagem. Também aprenderemos a configurar modelos no LandLab para testar hipóteses e criar intuição sobre os mecanismos causadores de transiência topográfica. A terceira parte do minicurso será voltada para treinar estudantes na produção de dados preliminares para fomentar a construção de hipóteses de trabalho em uma área de estudo de escolha. Ao fim do minicurso, participantes deverão apresentar a semente de uma proposta de estudo com base em dados preliminares, hipóteses de investigação e abordagem proposta. Participantes serão encorajados a apresentar seus dados preliminares produzidos no mini-curso nos pop-up talks do DELTA H 2023 no dia 31/08.

Recursos necessários para o minicurso (computadores, aplicativos, materiais diversos etc.): Computador próprio

Grupo de WhatsApp: aqui

 

Minicurso 8: Rivers from Headwaters to Deltas

Nome(s) completo(s) do(s) ministrante(s): Dr. Ellen Wohl; Dr. Paola Passalacqua

Carga horária do minicurso:  8 horas

Quantidade de vagas: 15

Ementa: The first part of the short-course, covering river form and function in headwaters to mid-network portions of catchments, will be taught by Ellen Wohl. This portion will briefly review basic hydrology, hydraulics, and sediment transport as these influence river corridor morphology and processes.

The second part of the short-course, covering depositional systems, will be taught by Paola Passalacqua. This portion will briefly review hydraulics in low slope systems, network properties of distributary systems, hydrological connectivity, and the partitioning and delivery of fluvially transported materials. 

Recursos necessários para o minicurso (computadores, aplicativos, materiais diversos etc.): The classes will be in English

Grupo de WhatsApp: aqui

 

Minicurso 9: Geocronologia da formação de depósitos sedimentares através do método de Luminescência Opticamente Estimulada (LOE)

Nome(s) completo(s) do(s) ministrante(s): Dra Priscila Emerich Souza, MSc Caio Breda (doutorando), Carolina B. L. da Cruz (mestranda)

Carga horária do minicurso:  6 horas

Quantidade de vagas: 15

Ementa: O minicurso tem por objetivo apresentar os princípios e aplicações da datação de sedimentos pelo método de Luminescência Opticamente Estimulada (LOE). O minicurso será dividido em um módulo teórico e outro aplicado. No primeiro serão apresentados (i) os conceitos fundamentais do método, (ii) os tipos de ambiente/materiais que podem ser datados por LOE, (iii) o alcance e as limitações do emprego do método, (iv) e diretrizes para coleta de amostras em campo. O segundo módulo visa consolidar o conhecimento adquirido através de exercícios de processamento dos dados e cálculo de idades LOE. 

Recursos necessários para o minicurso (computadores, aplicativos, materiais diversos etc.): Computador próprio

Grupo de WhatsApp: aqui

Realização

Apoio

FUNDECT CNPQ IAG Moinho Cultural Sul-Americano Prefeitura de Corumbá

Apoio Institucional