| Nº | 
    Título | 
    Autores | 
     | 
  | 113 | 
  "Qual é o seu endereço geomorfológico?": Experiência de ensino de Geomorfologia no período pandêmico. | 
  FELIPE CASANOVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL); NINA SIMONE VILAVERDE MOURA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) | 
    | 
  | 480 | 
  A experiência de construção da caixa de areia de realidade aumentada para aplicação no Ensino de Geomorfologia e em projetos de extensão para Educação Geocientífica: desafios, possibilidades e perspectivas | 
  BRUNA BARBOSA DA SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO); JOÃO VICTOR BUENO DE BARROS (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO); KAREN GUIMARÃES BENEDICTO (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO); LUIZA MEDEIROS CAMPISTANO (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO); LAURA DELGADO MENDES (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO) | 
    | 
  | 628 | 
  A geotrilha como instrumento facilitador da compreensão dos conceitos das geociências no curso de Licenciatura em Geografia do IFCE campus Quixadá    | 
  CAROLINE VITOR LOUREIRO (IFCE CAMPUS DE QUIXADÁ); LUCAS VITORIANO AZEVEDO (IFCE CAMPUS DE QUIXADÁ); ANA LÚCIA MOURA ANDRADE (IFCE CAMPUS DE QUIXADÁ); JOÃO LUÍS SAMPAIO OLÍMPIO (IFCE CAMPUS DE QUIXADÁ) | 
    | 
  | 533 | 
  A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS DE BASE COMUNITÁRIA NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA: UM DIÁLOGO ENTRE PAISAGEM E VIVÊNCIAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA   | 
  LOHANY APARECIDA MONTEIRO (UERJ) | 
    | 
  | 363 | 
  A METODOLOGIA DE MODELAGEM PARTICIPATIVA 3D APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE OFICINA EM SANTA MARIA (RS) | 
  FRANCIELE DELEVATI BEN (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); ÉRIC MOISES BEILFUSS (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); BEATRIZ DA SILVA FRANÇA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); CARINA PETSCH (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); LUÍS EDUARDO DE SOUZA ROBAINA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) | 
    | 
  | 635 | 
  A utilização das tecnologias no ensino em Geociências | 
  ANA CAROLINA TARGINO (UNESP/FCT); ANA LAURA NAVES SILVA (UNESP/FCT); PATRÍCIA INAGUE (UNESP/FCT); NAYARA RODRIGUES SILVA (UNESP/FCT) | 
    | 
  | 320 | 
  ABORDAGENS TRANSVERSAIS E INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO FORMAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES GEO-HIDROLÓGICOS | 
  TOMÁS COELHO NETTO DUEK (UFRJ); LUNA CONSTANZA MONTEIRO MORENO (UFRJ); LETHICIA SILVA MACHADO (UFRJ); ANA LUIZA COELHO NETTO (UFRJ) | 
    | 
  | 557 | 
  Aplicações da geomorfologia no Ensino Médio Técnico no 
âmbito do Programa Residência Pedagógica em Geografia | 
  RONALDO DE MELO VALENTIM (UFPA); CAMILA PINHEIRO DA CONCEIÇÃO (UFPA); LUIZ FELIPE DE SENA SILVA (UFPA); DÉBORA SANTOS BARATA DE CASTRO (UFPA); JOÃO GABRIEL DA CRUZ COSTA (UFPA); THALYTA DE JESUS COELHO MIRANDA (UFPA); LUZIANE MESQUITA DA LUZ (UFPA); RONALDO DA CRUZ BRAGA (IFPA) | 
    | 
  | 661 | 
  Aplicações do Ensino de Geomorfologia no Curso de Meio Ambiente da Escola Técnica Estadual Celso Malcher em Belém- PA: Analisando o caso do município de Abaetetuba. | 
  MATEUS FLEXA MACEDO (UFPA); ALANA DAMASCENO ALMEIDA (UFPA); VINÍCIUS SOUZA DE ABREU (UFPA); ISABELA BEATRIZ FREITAS GARCÊZ (UFPA); ALINE MOREIRA CORDEIRO (UFPA); LEILANE FIGUEIREDO ABREU (UFPA); LUZIANE MESQUITA LUZ (UFPA); BETÂNIA AZEVEDO S. DA COSTA COSTA (EETEPA DR. CELSO MALCHER) | 
    | 
  | 751 | 
  APRENDENDO SOBRE O RELEVO: A TECNOLOGIA COMO MEDIADORA DA AÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | 
  JOÃO HENRIQUE DA SILVA MASSAVI (UNEMAT); JOÃO CARLOS SILVA (SEDUC/MT); JOSE CARLOS SOARES (UNEMAT) | 
    | 
  | 713 | 
  CONSCIÊNCIA PEDOLÓGICA – UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | 
  ARMANDO BRITO DA FROTA FILHO (SEMED - MANAUS) | 
    | 
  | 369 | 
  Desafios do ensino de cartografia e geomorfologia em comunidades tradicionais do Baixo Tocantins, Acará-PA. | 
  EULALIA ROCHA TELES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); ODILON KEWYM DOS SANTOS SANTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); CAUA OLIVEIRA LIMA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); ERIK MEDONÇA SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); MAIRLA CRISTIANE SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); RITA DENIZE DE OLIVEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) | 
    | 
  | 432 | 
  Ensino de Geografia possibilidades com Minecraft:  a representação da paisagem por meio de atividades e roteiros pedagógicos | 
  GUSTAVO STRAPASSONI DE SOUZA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ); ERICSON HIDEKI HAYAKAWA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ); ÍTALO SOUSA DE SENA (UNIVERSITY COLLEGE DUBLIN) | 
    | 
  | 109 | 
  Ensino de Solos em Geografia: Práticas Pedagógicas de Apoio Adaptadas para o Sexto Ano do Ensino Fundamental | 
  LARA FILGUEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO); ARMANDO FROTA FILHO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO); ANTONIO J. T. GUERRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) | 
    | 
  | 377 | 
  Jogando Valheim e aprendendo Geomorfologia: os jogos comerciais como recurso didático
 | 
  ARMANDO BRITO DA FROTA FILHO (SEMED); MICHAEL BALDI MALLER HERMENEGILDO (UFRJ) | 
    | 
  | 365 | 
  MAQUETE 3D COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: MORRO DA MANGUEIRA – RJ | 
  MARIANA SAMPAIO DE FREITAS MAIA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO); PEDRO LUCAS CONTARATO (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO); RAPHAEL PILATTI (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO); CARLOS EDUARDO DAS NEVES (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO); RODRIGO WAGNER PAIXÃO (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) | 
    | 
  | 196 | 
  Noção de bacia hidrográfica: Levantamento e discussão da percepção de alunos do 9º ano de três escolas na cidade de Oliveira -  MG.
 | 
  ISADORA QUEIROZ RIBEIRO LEITE (UFSJ); CARLA JUSCÉLIA DE OLIVEIRA SOUZA (UFSJ) | 
    | 
  | 653 | 
  Novos recursos tecnológicos digitais para o ensino de geomorfologia e possibilidades de aplicação | 
  ANDERSON ALVES BALTAZAR (UNIOESTE); SALETE ALVES BALTAZAR (UNIOESTE); MATEUS MARCHESAN PIRES (UNIOESTE); TONY VINICIUS MOREIRA SAMPAIO (UFPR); ERICSON HIDEKI HAYAKAWA (UNIOESTE) | 
    | 
  | 201 | 
  O COMPONENTE ESPACIAL RELEVO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS PARA UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ENSINO | 
  MARIA CLARA FRANCO SOUSA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI); LUCAS LUAN GIAROLA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI); CARLA JUSCÉLIA DE OLIVEIRA SOUZA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI) | 
    | 
  | 429 | 
  O PROJETO DE EXTENSÃO “O SOLO NA ESCOLA”: USO DO ENSAIO DE EROSÃO COMO PRATICA EDUCATIVA NA CONSERVAÇÃO DO SOLO | 
  KETLYN LUIZA DICKEL CSEH (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ); VANDA MOREIRA MARTINS (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ) | 
    | 
  | 428 | 
  O SOLO COMO CONTEÚDO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE NA BNCC E NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA | 
  GUSTAVO STRAPASSONI DE SOUZA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ); VANDA MOREIRA MARTINS (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ); MATEUS MARCHESAN PIRES (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ) | 
    | 
  | 190 | 
  O USO DA IMPRESSORA 3D NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA: ESTUDO DE CASO O MORRO DA FORCA EM OURO PRETO - MG
 | 
  GEOVANA MARIA FREITAS DE PAULA (IFMG); SANDY DA CONCEIÇÃO DE PAULA (IFMG); CECÍLIA FELIX ANDRADE SILVA (IFMG-OP); JAIRO RODRIGUES SILVA (IFMG-OP); GUILHERME DE OLIVEIRA WALTER (IFMG-OP) | 
    | 
  | 191 | 
  O uso da SARndbox no ensino de geomorfologia e na contextualização geomorfológica no município de Ouro Preto – MG - Estudo de caso | 
  LUCAS SOUZA AZEVEDO (IFMG-OP); ROSEMAR APARECIDA CARMO (IFMG-OP); JORNELLI DA SILVA SALIT (IFMG-OP); JAIRO RODRIGUES SILVA (IFMG-OP); CECÍLIA FELIX ANDRADE SILVA (IFMG-OP) | 
    | 
  | 584 | 
  O uso de instrumentos didáticos para o ensino de Geomorfologia
 | 
  EDUARDA CAROLINE BRUM (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); ANDRÉ WEISSHEIMER DE BORBA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) | 
    | 
  | 412 | 
  O USO DE SOFTWARE LIVRE (SIG) PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MAPEAMENTO NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA   | 
  ANNA CAROLINA BARCELOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA); NATÁLIA APARECIDA LIMA RODRIGUES (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) | 
    | 
  | 496 | 
  Os desafios do ensino de Geomorfologia para alunos ribeirinhos da escola Monsenhor Azevedo e a inserção da tecnologia frente a precariedade da educação. | 
  MATHEUS CUNHA (UFPA); RAISSA DIAS (UFPA); MARCOS SOARES (UFPA); FLAVIO MASCARENHAS (UFPA); MARCOS CAMPOS (UFPA); CAIO RODRIGUES (UFPA); MARIA HELENA NASCIMENTO (UFPA); LUZIANE LUZ (UFPA) | 
    | 
  | 542 | 
  Proposta de utilização de tecnologias tridimensionais para o ensino de conceitos básicos de Geomorfologia no Estado do Pará | 
  VINÍCIUS ABREU (UFPA); LUZIANE MESQUITA (UFPA) | 
    | 
  | 169 | 
  PROPOSTA METODOLÓGICA DE TRABALHO DE CAMPO NO MORRO DO LAMEIRÃO (MACIÇO DA PEDRA BRANCA), NA ZONA OESTE CONTINENTAL, DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO | 
  DEBORA RODRIGUES BARBOSA (UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ) | 
    | 
  | 564 | 
  Realidade Aumentada e Geografia Escolar: Uma Nova Possibilidade de Ensino-Aprendizagem de Geomorfologia para o Ensino Médio | 
  GEORGE PEREIRA DE OLIVEIRA (UFPE); RICLAUDIO SILVA SANTOS (UFPE); DANIEL RODRIGUES DE LIRA (UFPE); EDMÁRIO MARQUES DE MENEZES JÚNIOR (UFPE); WEMERSON FLÁVIO DA SILVA (UFPE) | 
    | 
  | 269 | 
  RISCO GEOMORFOLÓGICO E REPRESENTAÇÃO ESPACIAL EM MAQUETE: DISCUSSÃO E PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA | 
  LUCAS LUAN GIAROLA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI); GUSTAVO DOMINGOS ZANIN (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO); MARIA CLARA FRANCO SOUSA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI); CARLA JUSCÉLIA DE O. SOUZA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI) | 
    | 
  | 408 | 
  TRABALHO DE CAMPO E ENSINO DE GEOMORFOLOGIA: o campus da FFP/UERJ como ferramenta pedagógica | 
  GUIDO ASSIS (UERJ-FFP); OTÁVIO MIGUEZ ROCHA-LEÃO (UERJ-FFP) | 
    | 
  | 624 | 
  Trabalho de campo no ensino da geomorfologia: revisão sobre o tema com ênfase no ensino de Geografia no ensino fundamental anos finais | 
  GABRIELA TEIXEIRA RAPOSA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO); QUÉSIA DUARTE DA SILVA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) | 
    | 
  | 383 | 
  USO DA REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA PARA INTERPRETAÇÃO DA PAISAGEM GLACIAL: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
 | 
  BEATRIZ DA SILVA FRANÇA (UFSM); FRANCIELE DELEVATI BEN (UFSM); ERIC MOISES BEILFUSS (UFSM); CARINA PETSCH (UFSM); NATÁLIA LAMPERT BATISTA (UFSM); LUIZ FELIPE VELHO (IF RS); KATIA KELLEM DA ROSA (UFRGS) | 
    | 
  | 447 | 
  USO DA SARNDBOX PARA A REPRESENTAÇÃO DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL EM DIFERENTES FORMAS DE VERTENTE E SEUS POSSÍVEIS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS | 
  FELIPE COSTA ABREU LOPES (IFSP); CAIO VINICIUS WATZECK CIAVARELI (IFSP); ANA LUIZA FRANCISCO ROCHA (IFSP); EMILLY SOUSA DA SILVA (IFSP); DIEGO DOS SANTOS GARCIAS (IFSP) | 
    | 
  | 171 | 
  USO DO GOOGLE EARTH PARA O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA: do tradicional às novas tecnologias na cidade de Ouro Preto - MG  | 
  ARIANY GOMES PENA (IFMG-CAMPUS OURO PRETO); ALICE MORAIS DE FREITAS (IFMG-CAMPUS OURO PRETO); LUCAS HENRIQUE LACERDA (IFMG-CAMPUS OURO PRETO); MAYSA BARROS FERREIRA BEZERRA (IFMG-CAMPUS OURO PRETO); CECÍLIA FÉLIX ANDRADE SILVA (IFMG-CAMPUS OURO PRETO) | 
    |